Na segunda-feira do dia 12 de junho de 2023, a equipe do HSE Lab, juntamente com funcionários da Prefeitura de Niterói, plantou uma muda de pau-brasil em frente ao Hospital Universitário Antônio Pedro, em ação idealizada pela aluna estagiária Giulia Brollo. O pau-brasil foi a primeira planta a ser drasticamente explorada no início da colonização do Brasil e, como resultado, encontra-se desde 1992 na lista de espécies ameaçadas de extinção (conforme o Ministério do Meio Ambiente). Plantá-la, portanto, alerta a comunidade sobre a importância de preservar os recursos naturais.
comprime-be.com

Esse ato foi pensado como forma de compensar a emissão de carbono advinda do funcionamento do laboratório, que, como todo estabelecimento, consome energia elétrica e gera resíduos durante as suas atividades. Os membros do HSE Lab participaram ativamente do processo, em que cada pessoa contribuiu com alguma etapa para colocar a muda no local e sob as condições adequadas.


O ato é simples, porém de forte valor simbólico, pois mostra o compromisso do HSE Lab em promover uma inovação tecnológica que caminhe ao lado da sustentabilidade. Além disso, conforme o HSE Lab surgiu como resultado do Programa de Projetos Aplicados (PDPA), que representa a parceria entre a Prefeitura de Niterói, a Universidade Federal Fluminense e a Fundação Euclides da Cunha (FEC), essa atitude também reforça o objetivo do laboratório em contribuir com soluções inovadoras para os desafios do município.

0 comentários